ENSINO

Aluno do colégio Brigadeiro Newton Braga conquista medalha de ouro

A competição foi promovida pela plataforma educacional Copernicus Olympiad
Publicada em: 26/07/2023 17:00
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

Thiago Hiroshi Hara Ida, um jovem talento de apenas 14 anos e estudante do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB), localizado no Rio de Janeiro, representou o Brasil e conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática, a "4th Copernicus Olympiad Global Round 2022”, que ocorreu entre os dias 9 e 13 de julho, em Nova Iorque (EUA).

A mãe, Lúcia Hara Ida, conta que, desde pequeno, Thiago gostava de desafios e procurava realizar todas as tarefas que eram propostas. Sua matéria preferida era sempre a que envolvia números.  No 5º ano se interessou pelo cubo mágico de diversos tamanhos e formatos. No mesmo período, participou da Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL) e conquistou a medalha de ouro.  

Ao ingressar no CBNB, teve apoio para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), conquistando as Medalhas de Prata nos anos de 2021 e 2022 e, por isso, foi convidado a participar do programam Programa de Iniciação Científica Junior. (PIC). O jovem também se interessou em participar do Programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI), que oferece cursos gratuitos de matemática para alunos matriculados no Ensino Fundamental e em qualquer ano do Ensino Médio interessados em participar da OBMEP. Ainda em 2022, participou da Olimpíada Mandacaru de Matemática, na qual foi premiado com a medalha de ouro.

“No período preparatório para os concursos dos colégios militares, a habilidade continuava chamando. Para relaxar, ele montava cubos mágicos de diversos tamanhos e formatos. A sua destreza com os quebra-cabeças e a lógica eram notáveis”, relembra a mãe.

Ao falar sobre sua preparação para a competição, o jovem estudante relata que tentou se manter calmo e pôr em prática tudo que aprendeu. “Não tive muito tempo para estudar para a Olimpíada, mas estava tranquilo, pois eu havia estudado no Curso Pré-militar, do CBNB,  o que me preparou o suficiente para conquistar uma medalha”, conta, já com pensamentos futuros. Em função de seu desempenho no curso PIC, foi selecionado para representar a delegação do Rio de Janeiro no 8º Encontro do Hotel de Hilbert (EHH) a ser realizado na cidade de Natal (RN) ainda em julho.

Também para este ano, o jovem está inscrito para participar nas provas da Olimpíada Mandacaru de Matemática, OMpD 2023 e Berkeley Math Tournament (BMT). Ainda está em processo de inscrição na World Mathematics Team Championship (WMTC), Australian Maths Trust (AMT) e Thailand International Mathematical Olympiad. “Meu desejo é entrar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, a EPCAR, e também continuar a participar de novas olimpíadas”, finalizou.

Orgulhoso pelo feito de um de seus alunos, o Colégio Brigadeiro Newton Braga, representado pelo Brigadeiro do Ar Saulo Valadares do Amaral, ressalta que tal feito foi fruto de muito estudo e dedicação.  "O Thiago merece o reconhecimento de todos nós por ser um exemplo de dedicação e foco nos estudos e toda a Comunidade Escolar do CBNB sente muito orgulho por termos um aluno e colega que tão bem representa o nosso Colégio”, relata.

Thiago é um aluno destacado tanto no curso Pré-Militar quanto no Ensino Regular. O Coordenador do curso Pré-Militar e professor de Geometria, José Cristiano Moura Ferreira, elogiou sua participação ativa nas aulas, nas quais se destacava nos simulados e provas, mostrando facilidade em questões de nível avançado. O professor de Álgebra, Arley Campos da Rocha, mencionou que Thiago ingressou na turma preparatória para a EPCAR em 2022, sendo aluno do 8º ano. Mesmo não podendo oficialmente prestar o concurso, Thiago se destacou nos simulados e demonstrou habilidade em resolver exercícios complexos. Em 2023, trabalhando exclusivamente com exercícios de concursos anteriores, Thiago manteve um excelente padrão, sendo o primeiro colocado nos simulados e mostrando grande facilidade nas listas de exercícios. "Sua dedicação, pensamento rápido e comprometimento nas resoluções das listas foram notáveis", pontuou.

Colégio Brigadeiro Newton Braga

Subordinado à Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS), o Colégio Brigadeiro Newton Braga é uma instituição de ensino  tradicional do Rio de Janeiro (RJ), reconhecida por oferecer uma educação de excelência. O colégio dedica-se a proporcionar aos seus 1.500 alunos uma formação completa, não apenas no aspecto acadêmico, mas também na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a sociedade.

Com uma equipe de professores qualificados e uma estrutura moderna, o Colégio Brigadeiro Newton Braga busca constantemente inovar em suas metodologias educacionais, preparando seus estudantes para os desafios do mundo contemporâneo e incentivando a busca pelo conhecimento de forma crítica e reflexiva.

Fotos: Arquivo Pessoal